Por iniciativa do vereador Marcial Lima (PSB), a Câmara realizou na manhã desta quinta-feira, 25, uma sessão solene para entrega do título de Cidadã Ludovicense e de Comenda de Honra ao Mérito a profissionais da comunicação e da educação.

Foram homenageados com o título de Cidadã Ludovicense a professora Ana Valéria Lucena Lima Assunção e a apresentadora e repórter Andressa Miranda Ribeiro Durans. Já o repórter Douglas Pinto recebeu na mesma ocasião uma Comenda de Honra ao Mérito, junto com aplausos e congratulações do legislativo.

O autor das homenagens utilizou seu pronunciamento para falar sobre os critérios legislativos para a concessão do título e da comenda. Além disso, comentou mais especificamente sobre a escolha dos seus homenageados.

“Eu sou muito cauteloso na escolha de quem devem receber tais honrarias. São comendas reconhecidas para quem fez algo de bom por quem nós representamos. Então hoje homenageamos três pessoas que estão nesses padrões, nesses perfis que estou dizendo”, frisou.

Título de Cidadã Ludovicense 

Andressa Miranda é jornalista, com experiência em vários veículos de comunicação e hoje atua nas áreas de mídias eletrônicas e assessoria de comunicação. Natural de Balsas, no sul do Maranhão, a profissional foi a segunda oradora e refletiu sobre sua relação com a capital do estado.

“Felicidade define os meus 15 anos nesta cidade, construindo uma carreira sólida, família e amigos, esse dia é nosso! Para chegar hoje nesse plenário foram muitos obstáculos no cenário mais lindo: a capital do Maranhão. E cá estou me tornando cidadã de São Luís, cidade que eu amo muito. Sou uma balsense raiz e uma ludovicense tão raiz quanto”, discursou.

A professora Ana Valéria Lucena é autora da dissertação “Quilombo Urbano Liberdade, Camboa e Fé em Deus”. O estudo embasou a escolha do bairro como o maior quilombo urbano da América Latina pela Fundação Cultural Palmares em 2019. A docente também falou sobre a sua relação com a cidade.

“Este diploma tem um significado muito especial para mim. Passei mais tempo da minha existência aqui do que na minha cidade natal. Tenho 51 anos e cheguei a esta cidade aos 10 anos de idade, lá se foram 41 anos aqui. Foi em São Luís que iniciei toda a minha trajetória de estudo sempre baseada nas relações raciais”, afirmou.

Comenda de Honra ao Mérito 

Douglas Pinto foi reconhecido pelo trabalho comunitário “Chame o Douglas”, quadro exibido nas terças e quintas-feiras no JM1 da TV Mirante. Na ocasião da aprovação da comenda, toda a equipe envolvida no trabalho recebeu aplausos e congratulações de todos os vereadores presentes. Sobre o feito, o homenageado agradeceu em nome de toda a TV Mirante.

“Agradeço mais essa homenagem da Câmara, em especial ao vereador Marcial Lima. Em nome da TV Mirante eu agradeço porque é um trabalho do dia-a-dia com vontade de mostrar o que as pessoas sofrem no seu cotidiano. Esse é o papel do jornalista: é estar na comunidade”, declarou.

Prestigiaram o evento J. Kerly, presidente do Sindicato dos Radialistas Profissionais do Maranhão; Vilma Santos, editora-chefe do JM1; Zilma Assunção, representando os professores das redes municipal e estadual; e o vereador Jearlyson Moreira (Avante).